top of page
Captura de Tela 2023-07-17 às 14.43.47.png

CIMI IN TOUR 2023

LIMITED EDITION

Aesthetic Medicine and Integrative Medicine.

Filling the gap.

ROMA, ITÁLIA.

16/17  SET

italy.png

O EVENTO

A Medicina Estética, nascida como resposta à crescente procura na prevenção e tratamento das manchas da pele, inevitavelmente responsáveis, mesmo quando mínimas, por desconfortos psicológicos, após uma evolução lenta e gradual, encontrou finalmente sua identidade no panorama das várias disciplinas médicas. Hoje, de fato, a Medicina Estética é amplamente reconhecida como um ramo da Medicina Interna que, partindo muitas vezes de uma mancha na pele, amplia seus objetivos preventivos ou terapêuticos, até abranger a saúde das pessoas a 360 graus.

Nesse cenário, quase inconscientemente, a Medicina Estética passou a compartilhar os objetivos da Medicina Integrativa: permitir que todos alcancem ou recuperem uma condição global de ótimo bem-estar, mesmo quando perdido devido a uma simples imperfeição da pele.

 

Partindo desses pressupostos, o Congresso Internacional de Medicina Integrativa (CIMI), em sua versão CIMI IN TOUR-LIMITED EDITION, após o recente sucesso no Brasil (“Back to the future”, Uberlândia, 19 e 20 de novembro de 2022), chega à Itália, nos dias 16 e 17 de setembro 2023, para o evento chave “Medicina Integrativa e Medicina Estética. Filling the gap”.

 

O objetivo do congresso é abrir uma janela de diálogo entre aqueles médicos e dentistas que, exercendo a sua atividade na area da medicina estética, por um lado, e da medicina integrativa, por outro, de facto, nem sempre têm a possibilidade concreta de trocar as suas experiências pessoais, perdendo assim extraordinárias oportunidades de enriquecimento mútuo.

 

Justamente para preencher essa lacuna, este congresso pretende solicitar um debate sério, baseado na medicina das evidências, para que médicos e dentistas, refletindo sobre a singularidade do ser humano, possam oferecer, por caminhos comuns, “novas oportunidades personalizadas e sustentáveis ​​de saúde, bem-estar e felicidade” (CIMI, Uberlândia, 2019).

 

Em cumprimento a esses objetivos, o objetivo não secundário do congresso é fortalecer as relações culturais entre Itália, Brasil e Japão, em continuidade ao recente evento "“Applications of  ancient medicine,  energy medicine, integrative medicine in the present world”", organizado por nossa equipe e realizado no dia 21 de junho 2023 em Tóquio.

 

Itália, Brasil e Japão são países unidos por laços de amizade que já duram séculos. Antes mesmo da unificação da Itália, foi um ducado italiano, o Ducado de Parma, que reconheceu a independência do Brasil em 1826, apenas 4 anos após sua separação de Portugal. As relações bilaterais entre o Japão e a Itália começaram formalmente algumas décadas depois (em 25 de agosto de 1866), mas os primeiros contatos entre os dois países datam pelo menos do século XVI, quando a primeira missão japonesa à Europa chegou a Roma em 1585 liderada por Itō Mancio.

 

Segundo estimativas recentes, cerca de 31 milhões de brasileiros afirmaram ter ascendência italiana (cerca de 15% da população). Esse dado coloca a atual população ítalo-brasileira, com a residente em São Paulo no topo, como a maior do mundo entre as de origem italiana. Diferente, mas não menos importante, proporcionalmente, os dados relativos à relação entre Itália e Japão, com o dobro de japoneses residentes na Itália em relação aos italianos residentes no Japão (dados de 2016-2017).

 

Para além destes números, ao longo do tempo, os laços de amizade entre estes 3 grandes países têm-se fortalecido graças não só ao progresso dos intercâmbios culturais, mas também à abertura cada vez maior de canais comerciais, onde o "made in Italy" desempenhou, sem dúvida, um papel cimentante. Hoje, Itália, Brasil e Japão estão em uma competição saudável pelo desenvolvimento de serviços e produtos de bem-estar que abrangem áreas comuns à medicina estética e à medicina integrativa, como cosméticos, nutracêuticos, eletromedicina e diagnóstico molecular de ponta. Com base nisso, “Medicina Integrativa e Medicina Estética. Filling the gap.” pretende oferecer aos participantes uma ampla montra sobre as soluções mais atuais, nos domínios preventivo, terapêutico e diagnóstico, que estes 3 grandes países oferecem hoje a médicos e dentistas, para diminuir o fosso entre a medicina estética e a medicina integrativa, tudo a favor do bem-estar da pessoa na sua singularidade.

 

E para valorizar e exaltar este inestimável património comum de valores, misturado com amizade e simpatia, só poderíamos escolher o coração da Cidade Eterna: ROMA!

WhatsApp Image 2023-06-18 at 09.53.56.jpeg

O Local

O Congresso “Medicina Integrativa e Medicina Estética. Preenchendo a lacuna.” acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2023 em Roma, Itália, nos salões do NH HOTEL ROMA CENTRO, Via dei Gracchi 324. Quartos amplos e confortáveis, excelente cozinha. Uma localização no coração de ROMA, a poucas centenas de metros das fascinantes estruturas que tornam a capital italiana famosa em todo o mundo: Vaticano, Castel Sant'Angelo, Fontana di Trevi, Piazza Navona, etc.

LOCALIZAÇÃO

Em todo o caso, a apenas 200 metros do Hotel, é possível aceder à estação LEPANTO que permite aceder, através da linha A, ao fiável serviço metropolitano da cidade. A rede subterrânea romana conecta toda a cidade, incluindo a principal estação ferroviária, ROMA TERMINI. Você pode chegar ao famoso Coliseu, aos MUSEUS DO VATICANO, ao PANTEÃO, ao FÓRUM ROMANO e muito mais em viagens de até 30 minutos.

A estação ROMA TERMINI, por sua vez, está conectada ao terminal do aeroporto intercontinental ROMA FIUMICINO através do sistema de ônibus LEONARDO EXPRESS (tempo de viagem 32 minutos). Do aeroporto ROMA FIUMICINO (ou do aeroporto CIAMPINO) você pode chegar a todas as principais cidades italianas, com tempo médio de viagem em torno de 60 minutos.

Além disso, a estação ROMA TERMINI está convenientemente conectada através do sistema ferroviário ALTA VELOCITÀ (gerido pelas operadoras TRENITALIA e ITALO) com todas as principais cidades italianas (com velocidades de até 300 km/hora): NÁPOLES (1h), FLORENÇA (1h 30 min), MILÃO (3h) e VENEZA (4h); todos os trens confortáveis e seguros do sistema ferroviário ALTA VELOCITÀ contam com um excelente serviço de refresco a bordo. De NÁPOLES, em particular, você pode chegar à cidade arqueológica de POMPEI (que veio à luz graças às escavações, depois de ter sido completamente soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio, em 79 dC), Sorrento, Amalfi, Positano e a ilha de Capri (famosa, entre outras coisas, pelos FARAGLIONI e pela GRUTA AZUL).

Finalmente, a partir da estação ROMA TERMINI, você pode chegar aos principais portos (CIVITAVECCHIA e NÁPOLES) para embarcar em direção às áreas costeiras e insulares da Itália (Capri, Sicília, Sardenha).
 

COMO CHEGAR AO LOCAL DO CONGRESSO ATRAVÉS DE TRANSPORTE PÚBLICO

Para o transporte público, o ponto de referência é a principal estação ferroviária de ROMA, no coração da cidade, ROMA TERMINI, de onde partem os trens para todos os destinos italianos. Dos andares subterrâneos da estação você pode acessar as duas linhas de metrô A e B, que conectam quase todos os bairros da cidade. Para chegar ao local do congresso, escolha a linha A, DIREÇÃO BATTISTINI, e SAIA NA QUINTA PARADA, “LEPANTO”; o Hotel NH fica a apenas 200 metros de distância. Como alternativa, na praça em frente à estação ferroviária TERMINI, você pode escolher o serviço de táxi urbano. ROMA não possui um sistema UBER eficiente, mas oferece uma série de serviços alternativos, incluindo CAR SHARING e RENT A CAR (se você tiver uma carteira de motorista reconhecida pelas autoridades italianas).

 

Se chegar a ROMA desembarcando no aeroporto internacional ROMA FIUMICINO, sugerimos que se dirija ao terminal ferroviário do próprio aeroporto (a pé, utilizando um sistema de esteiras rolantes) e escolha o trem LEONARDO EXPRESS entre as várias opções. Em apenas 32 minutos, com um custo de 14 euros por pessoa, sem paragens intermédias, pode chegar facilmente à estação ferroviária central de ROMA, ROMA TERMINI.

PALESTRANTES

Os palestrantes do CIMI foram criteriosamente selecionados a partir de uma lista de candidatos italianos, brasileiros e japoneses, por seu reconhecido e documentado valor profissional na área de medicina estética e medicina integrativa. Todos darão o seu contributo não só fornecendo o estado da arte, mas também delineando perspectivas de futuro na perspectiva da multidisciplinaridade. Os relatórios serão intercalados com duas mesas redondas, que permitirão alargar a audiência de oradores e enriquecer os conteúdos em discussão.

Programação

Nossa programação para o CIMI 2023 está em constante evolução. Por isso acompanhe por aqui as novidades e alterações frequentes.

  • PROGRAM
    SEPTEMBER 16th, 2023. OPENING CEREMONY 09:00 – 09:20 Eugenio Luigi Iorio and Clarissa Aires De Oliveira. OPENING KEYNOTE LECTURES Chairman. Massimo Fioranelli. 09:20 – 09:40 Integrative Medicine and Aesthetic Medicine. State of the art and future perspectives. Eugenio Luigi Iorio. Medical Doctor. Post-graduated in Biochemistry and Clinical Chemistry, PhD in Biochemical Sciences. President of the International Observatory of Oxidative Stress. Salerno (Italy). 09:40 – 10:00 The Integrative Medicine approach in Brazil. The experience of "CLINICA CONCEITO SAÚDE". Clarissa Aires de Oliveira. Medical Doctor. Post-graduated in Anesthesiology and Oncology. PhD candidate in Genetics and Biochemistry. Owner and medical director of the “Conceito Saúde” Clinic. Uberlandia, Minas Gerais (Brazil). 10:00 – 10:20 Association between traditional Japanese medicine (SOIGAKU) and oxidative stress markers. Yasuhiro Seki. Master in Sports Medical Sciences. Waseda University, Graduate School of Sports Science. Tokyo (Japan). 10:20 – 10:40 Adipocytes in the dermis: possible biological role. Andrea Sbarbati. Medical Doctor. Full Professor. University of Verona. Verona (Italy). 10:40 – 11:00 Adiposity and aesthetics beyond aesthetics. Sheila Veronese. Electronic Engineer, specialized in Bioengineering. University of Verona. Department of Neuroscience, Biomedicine and Movement. Verona (Italy). COFFEE BREAK 11:00 – 11:20 MORNING HIGHLIGHTS 11:20 – 13:00 Chairmen: Eugenio Luigi Iorio and Clarissa Aires De Oliveira. The dark side of the beauty. Acylina Falavinha Barros. Medical Doctor. Post-graduated in Functional Medicine and Nutriendocrinology. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Ponta Grossa, Paraná (Brazil). Wavelength and photo conversion: miscellaneous or compatibility? Melania Battistella. Medical Doctor. Second Level Master in Aesthetic Surgery. Padova (Italia). Use of diode laser in facial and body rejuvenation. Luciano Moreira Esteves. Medical Doctor. Post-graduated in Plastic Surgery and in Integrative Medicine. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Rio de Janeiro (Brazil). “BRA” invisible mammoplasty ant its association with integrative practices. Heal Brein. Medical Doctor. Post-graduated in General Surgery, in Plastic Surgery and in Integrative Medicine. Uberlandia, Minas Gerais (Brazil). Which factor is more relevant regarding longevity? Fernanda Amaro Pizzarro. Medical Doctor. Post-graduated in Advanced Aesthetic Medicine. Sao Josè do Rio Preto, São Paulo (Brazil). Emuntorial drainage, beauty, and longevity. Giovanni Canora. Dietitian. Co-founder of the UNESCO SALERNO Chair. Scientific Director of the SIMPLICIA Project. Salerno (Italy). Integrative Medicine in the treatment of autoimmune diseases. Mental and energetic approach, dietary intervention, and nutraceutical supplementation. Manoel de Araujo Rocha Filho. Medical Doctor. Post-graduated in Urology and in Integrative Medicine. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Goias, Goiania (Brazil). Vitamin C. A short critical analysis of its properties. Luciana Ribeiro Aguiar. Medical Doctor. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Brazil. LUNCH TIME 13:00 – 14:20 INTERMEDIATE KEYNOTE LECTURES Chairman: Eugenio Luigi Iorio and Salvatore Di Somma. 14:20 – 14:40 The islands of longevity: the healthy aging secrets of Okinawa and Hawaii. Donald Craig Willcox. Professor of Public Health Sciences and Gerontology at Okinawa International University, Visiting/Adjunct Professor of Geriatric Medicine at the University of Hawaii and Co-Director and Chief of Research of the Okinawa Research Center for Longevity Sciences. Okinawa (Japan). 14:40 – 15:00 Geroprotective monoterpenes: peryl alcohol and its pro-drug, d-limonene. Patrizia D'Alessio. Medical Doctor. PhD. PrDr. University René DESCARTES Paris 5 France. University Paris-Sud-11 France. Head of ISOAD Chapter France. Genopole Entreprises EVRY France. France. 15:00 – 15:20 Localized adiposity. Roberto Amore. Medical Doctor. Post-graduated in Surgery. Master in Aesthetic Medicine. University of Chieti (Italy). 15:20 – 15:40 Cellulite, lipoedema, and lymphedema. News from the research. Domenico Amuso. Medical Doctor. Post-graduate in Surgery and Sport Medicine. Master in Aesthetic Medicine. University of Chieti (Italy). 15:40 – 16:00 Cellulite and periodontitis. Antonio Scarano. Medical Doctor. Full Professor. University of Chieti (Italy). 16:00 – 16:20 The submerged eden. Giovanni Scapagnini. Medical Doctor. Post-graduated in Biochemistry and Clinical Chemistry. Full Professor. University of Molise. Campobasso (Italy). 16:20 – 16:40 COFFEE BREAK ROUND TABLE Beauty, well-being, and fragility. Shortening distances is possible. Introduced by Eugenio Luigi Iorio. Luigi Cuozzo and Clarissa Aires de Oliveira coordinate. Contributions of Ornella Penazzo, Silvia Poiata, Mihaela Popati, Carolina Ambra Redaelli e Maria Giovanna Santucci. With the extraordinary participation of Regina Schrecker, Fashion Designer and Lady Universe 1971, Pop Art icon for her portraits painted by Andy Warhol. AFTERNOON HIGHLIGHTS 17:20 – 18:30 Chairmen: Clarissa Aires De Oliveira, Domenico Amuso and Luigi Cuozzo. Interdisciplinary approach in modern dentistry: integrated innovations. Thiago Avelar. Dentist. Post-graduated in Dentistry and Oral Rehabilitation. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Sao Paolo (Brazil). Clinical applications of ozone therapy in integrative and aesthetic dentistry. Magda Siqueira. Dentist. Post-graduated in Endodontology. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). San Paolo (Brazil). Treatment of temporo-mandibular dysfunction and trismus in the concept of oral biocybernetics and integrative medicine with a case report. Rose Meire. Dentist. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Brazil. Oral Premature Aging Syndrome. Leliene Suely Rodrigues Pereira. Dentist. World Academy of Integrative Medicine (WACIM). Brazil. Teeth as inflammation markers. Elizangela Parron. Dentist. Post-graduated in Biological Odontology and Integrative Health. Sao Paolo (Brazil). Endodontic Medicine: the bidirectional relationship between endodontic infections and systemic diseases. Camilla Christian Gomes Moura. Dentist. Professor at the Federal University. Uberlandia, Minas Gerais. Uberlandia, Minas Gerais (Brazil). Innovative and personalized therapy for the treatment of inflammation, persistent overweight and abdominal obesity in people over 40. Carmelo Rizzo. Medical Doctor. Director of the master’s degree in clinical nutrition at the UNICUSANO Telematic University. President of the International Academy of Clinical Nutrition (A.I.Nu.C). Rome (Italy). Integrative medicine as basis for life and aesthetics. Dr. Tallita Tauscheck, Physician. Postgraduate degree in Nutrology and Integrative Medicine. Owner and director of Taus Clinic - Medicine & Integrative Health. WACIM Member - administrative board (current). Curitiba, Paraná (Brazil). FINAL KEYNOTE LECTURE 18:30 – 18:50 Relation between human metabolic complexity and universal intelligence. Fábio Gabas. Medical Doctor. Director of the International Relations of World Academy of Integrative Medicine (WACIM). São Paulo (Brazil). CLOSING CEREMONY 18:50 – 19:00 Eugenio Luigi Iorio, Clarissa Aires de Oliveira, and Domenico Amuso. POSTER OPEN SESSION 15:00 – 19:00 Integrative Medical Approach in Genetic Mutation - STAT5B Dr. João Luís de G. Paul Medical Doctor. Associated Professor. Federal University of Uberlandia. Faculty of Odontology. Uberlândia, Mina Gerais (Brazil). Effects of oxygen propulsion therapy on facial rejuvenation and aesthetics. Vitoria Faria. FATRA University Medical School, Uberlandia. Uberlândia, Mina Gerais (Brazil). GALA DINNER 20:30 – 22:30 SEPTEMBER 17th, 2023. WORKSHOP SESSION The science meets the business. 09:00 – 09:30 Beauty from inside. Antioxidants and nutrients for beauty that comes from within. Chiara Balducci. Biologist, PhD. Nutraceutical Scientific Informant. Solgar Italy Scientific Board. WITH THE SUPPORT OF SOLGAR ITALIA MULTINUTRIENT S.p.A. PADOVA (ITALIA). 09:30 – 10:00 The measurement of oxidative stress in clinical practice through the FRAS system. Gabriele Callegari. Presidente H&D s.r.l. WITH THE SUPPORT OF H&D s.r.l., PARMA (ITALIA). 10:00 – 10:30 MODULA FLE: your skin in a new light. Giuseppe Caci. Sales Manager ITALIA NIMA GROUP s.r.l. WITH THE SUPPORT OF WAVEMED. SAN CESAREO (ROMA, ITALIA) 10:30 – 11:00 Well-being and quality of life of the patient under oncological therapy. Carolina Ambra Redaelli. Medical Doctor. Master in Aesthetic Medicine. President of The Professional Association of Aesthetic Oncology (APEO). Managing Medical Doctor of “Wellness space” of the European Oncological Institute (IEO). Research and Development Director of Dermophisiologique. WITH THE SUPPORT OF DERMOPHISIOLOGIQUE. BOLLATE (MILANO, ITALIA) 11:00 – 11:30 A global approach for full face rejuvenation. Tiziana Manenti. Medico Chirurgo. Odonotoiatra. Master in Medicina Estetica. WITH THE SUPPORT OF LOVE COSMEDICAL SRLS. CASTAGNETO CARDUCCI (LIVORNO, ITALY) 11:30 – 12:00 Biostimulation. A not so easy treatment. Domenico Amuso Medical Doctor. Post-graduate in Surgery and Sport Medicine. Master in Aesthetic Medicine. University of Chieti (Italy) And Mario Marchetti. Pharmacist. Teacher at the Università degli Studi Tor Vergata, Rome (Italy). WITH THE SUPPORT OF ITALFARMACIA. ROMA (ITALIA). 12:00 – 13:00 SYMPOSIUM Wine, beauty, and health: from the French paradox to the discovery of resveratrol. The Pinot Noir from Oltrepò Pavese. Scientific meeting with wine tasting Eugenio Luigi Iorio and Patrizia Torti WITH THE SUPPORT OF AZIENDA VINICOLA TORTI “L’ELEGANZA DEL VINO”. MONTECALVO VERSIGGIA (PAVIA, ITALY)

INFORMAÇÕES E CONTATOS

O congresso é destinado a médicos e dentistas. No entanto, outros profissionais que atuam na área de medicina estética e medicina integrativa podem participar, mediante solicitação e autorização prévia dos organizadores.

 

A língua oficial é o inglês. Não há serviço de tradução.

 

O programa será dividido em dois momentos principais. O primeiro momento, mais estritamente acadêmico, acontecerá no sábado, dia 16 de setembro de 2023 e durará o dia inteiro. Para agilizar o desenvolvimento dos trabalhos e estimular a adesão dos participantes, os relatórios serão alternados com duas mesas redondas. O segundo momento, mais prático, acontecerá no domingo, 17, das 9h às 13h; selecionamos criteriosamente 8 empresas que serão convidadas a apresentar seus serviços/produtos em quantas intervenções, cada uma com duração de 30 minutos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA CONVIDADOS E PARTICIPANTES ESTRANGEIROS

Cidadãos estrangeiros (brasileiros e japoneses) que participarão de qualquer forma do evento e que não pretendam permanecer na Itália por mais de 90 dias não precisam de nenhum visto específico. Em caso de problemas de saúde durante a permanência na Itália, eles podem usufruir de serviços de saúde urgentes e eletivos mediante o pagamento das respectivas tarifas regionais. Convidamos você a consultar o site do governo para mais detalhes. CLIQUE AQUI

 

No entanto, sugere-se a cobertura de saúde por meio de uma fórmula de seguro específica. Um cartão de crédito válido e a ativação de um cartão telefônico são essenciais (principais redes italianas com boa cobertura nacional: TIM e VODAFONE).

 

Para contatos, contate: U.P.A.I.Nu.C. Srls

ORGANIZAÇÃO

Clarissa.png
obs.png
cnupi.png
conc des.png
conceito.png
pós.png
cado.png
amalia.png

GOLDEN SPONSOR

sss.png
bell.png

SILVER SPONSOR

kr.png

COM A CONTRIBUIÇÃO DE

AGÊNCIAS DE TURISMO

whatsapp-icone-1.png
bottom of page